sábado, 30 de abril de 2011

Parangolet Pictures: Tiãobisomem – A verdadeira fúria de um animal


Tiãobisomem é primeiro filme feito pela Parangolet Pictures e consecutivamente o primeiro filme trash que se tem noticia em Patrocínio - Minas Gerais. O filme partiu de uma ideia tida por um grupo amigos que se reuniam para ver sessões cinema (vimos à filmografia do Stanley Kubrick, clássicos Trash, Alien a quadrilogia, clássicos modernos como: Clube da Luta, Magnólia e etc.). Um belo dia veio à ideia de fazer um filme por nós mesmos para quebrar a rotina de cidade pequena onde nada acontece (de fato Patrocínio deve ser cidade, mas parada no tempo do mundo). O que se segue a baixo são post relacionados à produção do filme trash. Recomendo a leitura como forma de se compreender o processo de produção e as mazelas de uma produção orçada com valor R$ 65,00 (5 reais de cada ator para a montagem do curta-metragem).

Sinopse

Um jovem mezzo caipira mezzo nerd compra um cão de ciêntista louco (?)para se defender dos jovens malvados torcedores do bragantino (??). Mas para seu azar e de todos sua volta esse cachorro esconde um terrivel mistério...


Pré-produção

Os percursos do filme começaram antes das filmagens. Na pré-produção encontrar um editor para filme foi um custo, todos os estúdios vistos eram muito caros e eles nem faziam ideia do que é um filme trash. Logo depois veio fator que nosso narrador, escolhido devido sua beleza(?), sumiu quando no meio primeiro ensaio. Durante um ensaio olhamos para trás para chamar o Cidão (narrador) para ensaiar e figura estoica havia sumido sem deixar rastros. Depois de muito procurar para trazer de volta o narrador, veio a revelação de um amigo nossso (Renato):
-Cara, o Cidão não sabe ler?
Aí, eu como diretor retruquei:
-Mas ele não anda com revista de musicas violão o dia inteiro? Como ele não sabe ler?
Renato, então disse uma frase que nunca mais vou esquecer:
-O Cidão não sabe ler, mas ele ainda não sabe disso.

Figura: Narrador no começo do filme.


Figura: Violeiro como Cientista Louco. (Voz do narrador)

A única saída foi o narrador ser dublado por Tiago Violeiro (cientista louco do filme, excelente ator, mas demasiadamente enrolado). E no meio da pré-produção ensaio veio a maior bomba a filmagem seria adiantada para o dia seguinte, enquanto calculávamos 1 mês de pré-produção.

Filmagem

Figura: Sangrenta morte: tiãobisomem que mata uma vitima.

O filme foi adiantado devido o fato de que a câmera era emprestada e dono não imaginava que sua amada câmera estava sendo utilizada para tal coisa. Então escondido e durante três noites das 18h da tarde à 01h foi filmado esse perola trash. Tiago Violeiro teve que ser buscado em casa para vim atuar no filme, o final foi improvisado devido o prazo de entrega da câmera (o prazo inicial era de 7 dias, mas foi reduzido para 3 em cima da hora). Disse o editor no terceiro dia:

- Temos que filmar o resto tudo hoje!

Então meio a muita correria e desespero algumas cenas foram deixadas de lado e outras foram improvisadas o resultado você vê a baixo.

Edição

Figura: Infancia de Tiãobisomem antes da catastrofe.

Edição foi comum. Levou praticamente um mês editando algumas horas por dia e 3 vezes na semana mais ou menos. A cada edição a mente doentia: minha, do Daniel (Tangão) outro diretor e produtor e Fabiano Peres editor bolavamos novas ideias foi na edição que surgiram: a música da Xuxa, Teletubbies, a música do ladrão e bicicleta e do tião pedindo piedade, o grito da mulher no banheiro (?), abertura tirando sarro estúdios de cinema, o escrito do começo do filme, legenda escrita como personagem fala e enfadonhos créditos finais.

Lançamento

Lançamento foi igualmente divertido o filme foi exibido em VHS para os atores em uma festa surreal onde foi servido pão duro de ontem e ki-suki daqueles pacotinhos pequenos, só que foi feito 3 litros com um pequeno pacote (fico bão!?). Além das roupas do tião pregadas na parede. Pelo fato filme so ter cido feito em VHS a qualidade foi perdida quando digitalizado.

Divulgação


Figura: O personagem principal tem seu momento decisivo.

Tudo foi muito espontâneo e sem pretensão a divulgação veio no boca a boca. Foi exibido em quase todas as escolas da cidade e em varias salas por seus professores que gostaram da brincadeira. Teve uma pequena nota no jornal mais um do grande José Eloi e recentemente foi exibido na comemoração do aniversário da casa de Cultura, na Câmera dos vereadores. Espero que gostem.

1 – Primeira parte créditos e começo do curta:



2 – Segunda parte o miolo do filme:



3 – Terceira parte final improvisado e erros gravação:



Em breve o filme e arquivos para download do filme.

Veja também a postagens sobre a Parangolet Pictures:

Festival do minuto 2004 - Clique aqui

Festival do minuto 2008 - Clique aqui

Produza o cinema também! Se você já fez o seu filme nos envio por e-mail: uvaraup@gmail.com o link do youtube que nos postaremos no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário