American Pie - O Reencontro
Nota: 6
O primeiro a American Pie tem o mérito de ser uma clara homenagem ao cinema adolescente com humor físico e cheio de conotações sexuais da década de 80 como: Porky's e Picardias Estudantis. Claro que o resultado nem de longe é tão bom quanto os dos filmes citados acima e nesse mesmo período os Irmãos Farrelly já faziam comédias com esses conceitos, que apesarem de não ter adolescentes como personagens, bem mais redondas Quem vai ficar com Mary por exemplo. Pensando por esse prisma pode se entender que o maior mérito realmente do primeiro filme da franquia foi popularizar novamente para bem (os vindouros Superbad ou ótimo Show de vizinha) ou para o mal (franquia de filmecos lançados direto em vídeo: American Pie 5, 6, 18. Entre outras porqueiras) essas comédias sobre adolescentes e escolas.
Nesse quarto filme (os lançados em vídeo são desconsiderados até pelos próprios produtores) o elenco original dos 3 primeiros estão de volta. E assim como nesses 3 primeiros longas da franquia esse novo filme tem certas qualidades uma produção digna e esboço de roteiro aceitável (apesar de que todas piadas e situações serem as mesma nos quatro filmes). Nesse quarto filme temos os mesmos pequenos dilemas sobre amadurecimento, problemas relacionamento (afinal esse filme se passa 10 anos depois da formatura da faculdade e muitos personagens estão casados ou com filhos) e etc. As mesma piadas de sempre envolvendo constrangimento sexual ou a falta de noção de algum personagem.
O filme tenta ser emocional e apelar para a nostalgia dos fãs que cresceram como os personagens e como eles agora são adultos, o problema que esses personagens não são tão inesquecíveis quanto pensam os produtores. E tudo que o longa consegue ser é um filme bacaninha e bem feitinho. Talvez com roteiro melhor ou diretor mais talentoso o resultado poderia ser outro afinal se pensarmos bem "Passe Livre" já é tudo o que esse filme deveria ter sido. Então comédia por comédia prefira os irmãos Farrelly.
Projeto XNota: 7.5
Tem gente por aí falando que esse filme não é uma comédia...o fato é simples: Ele é uma comédia adolescente sim, no estilo American Pie e Superdad. A diferença aqui é que se trata de filme produzido por Todd Phillips logo a gente consegue sentir o suor, o sangue, a sujeira dos seus personagens. Phillips faz comédias ("Se beber não Case", "Parto de Viagem") onde ambientação, maquiagem e fotografia se aproxima muito da realidade (ou até exagera ela para ter os personagens bem palpáveis). Moral da história nos filmes de Phillips não se tem aquele desdém com comédia onde as pessoas se machucam e nada acontece (tipo: "Nossa é uma comédia o cara não pode sangrar tanto assim ou ficar sujo desse jeito) ou por aquele ar de desprezo do tipo: "é uma comédia por que vamos gastar com cenários realistas" ou "É uma comédia os moveis tem de ser coloridos e alegres" (Globo filmes! antes que alguém grite). Então invés termos tudo limpinho e arrumadinho a lá "American Pie" temos uma festa de verdade, destruição genuína e quase podemos sentir cheiro de fedor do protagonista todos suado, olhos inchados e sangrando no final do filme.
Ok, esse é o grande mérito do longa, mas como filme ele peca primeiro por ter co-protagonista, o tipico amigo falastrão, que não tem o menor carisma e demasiadamente chato e clichê. Não que o protogonista assim como todos os outros personagens não sejam apenas os mesmos esteriótipos de sempre, mas este ainda se saem bem e não prejudicam o filme. A estética tipo filmagem achada (Bruxa de Blair, Cloverfield) funciona bem aqui também. E longa também tem seus momentos engraçados, principalmente ligados aos seguranças mirins arranjados para festa, ou ao olhar do protagonista vendo que as estão fora de controle.
Enfim anos luz melhor que qualquer "American Pie", mas muito aquém de "Superbad". Tem como maior mérito o fato de retratar essa juventude americana (uma festa dessa juventude) de forma bem realista, e já em outros momentos exagerar em tudo sem medo de beirar surreal ou violento demais...É uma especie de "American Pie" com uma festa de verdade, adolescentes de verdade, sangue, suor....
Nenhum comentário:
Postar um comentário