domingo, 20 de março de 2011

Parangolet - fetival do minuto 2004

Se você produz curtas-metragens amadores ou pretende começar a fazer suas próprias produções um bom festival para se fazer testes e exercícios de estilo, técnicas e tendências cinematográficas é festival do minuto.

Sobre o festival do minuto

O Festival do Minuto foi criado pelo cineasta brasileiro Marcelo Masagão em 1991 e hoje é realizado em diversos países. O Festival do Minuto é um evento que reúne profissionais, estudantes de audiovisual e interessados em geral. A cada edição do festival um tema é sugerido, e os participantes fazem uso de toda sua criatividade e capacidade de síntese para criar um video de até um minuto de duração (daí o nome do festival). Os vencedores recebem um prêmio em dinheiro e seus trabalhos são gravados em um DVD que é distribuído pelo Brasil,para várias pessoas influentes e para videotecas de universidades, etc.

Parangolet e Festival do Minuto de 2004

Esse é primeiro post sobre os curtas realizados pela “Parangolet Pictures” no blog. A Parangolet Pictures é uma “produtora” de curtas e longas-metragens trash’s e amadores. Ela foi criada por um grupo de jovens cinéfilos que resolveram desenvolver suas próprias produções e com isso mostrar suas próprias percepções sobre o cinema e realidade de onde vivem. Esse post em geral vem tratar sobre o processo de realização dos curtas realizados pela Parangolet Pictures para concorrer no Festival Mundial do Minuto.
Em 2004 pouco tempo depois do primeiro curta-metragem trash da Parangolet (e da cidade): Tiãobisomen – A verdadeira fúria de um animal. O editor do curta-metragem Tiãobisomem Fabiano Peres convidou este que o escreve para participar do festival. A única condição para tal era criar a história do curta-metragem que ele ajudaria da edição e realização. Como não tínhamos câmera e nem equipamento, o equipamento utilizado no Tiãobisomem era todo emprestado de terceiros, o curta tinha de ser montado a partir de fotos ou outro recurso que não usassem câmeras de vídeo. O resultado da empreitada pode ser notado nos curtas a baixo inscritos no festival do mundial do minuto no tema: “Mínima Diferença”.



* O curta BushHitler (o primeiro) foi criado a partir de uma ideia do Fabiano Peres, a única colaboração da Parangolet Pictures no curta foi que eu dei a ideia da frase (que hoje acho que diminui o impacto do curta e o deixa com cara de propaganda de tv) e Luciano (vulgo Pinico) que estava presente dando apoio e motivação para realização (ou não).

* O curta “Mínimas Diferenças” foi o qual nós criamos a ideia. O resultado ficou muito bom, a única ressalva que eu pretendia que as passagens das fotos ocorressem como em projetor velho de cinema com imagem envelhecida e som de projeção cinematográfica. Mas por falta de tempo não foi possível aplicar tais efeitos. Atentem para as piadas infames espalhadas e edição sugestiva no curta-metragem.
Ta esperando o que?
Como fazer o seu cinema você também.

Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário