sábado, 26 de março de 2011

Falando Nisso: Zack Snyder em 4 frames



Zack Snyder é um dos grandes nomes do cinema de aventura e ação hoje no E.U.A. O cara já fez duas das melhores adaptações quadrinhos da história o espetacular 300 e ignorado, mas muito bom Wathmen. Fez à refilmagem do filme de horror homônimo dirigido por Jorge Romero “Despertar dos Mortos”, que acabou se tornando um dos melhores filmes de zumbis dos últimos anos Madrugada dos Mortos. A sua única derrapada foi com A Lenda dos Guardiões, devido seu estilo grandiloquente e cheio de ação, o que não encaixou muito bem com clima terno e infantil necessário para o longa. Ainda assim quem não ficou maravilhado com apuro visual da cena das corujas na chuva. E agora ele prepara a volta do Superman ao cinema. Não bastasse a credenciais do diretor o filme do Superman ainda tem produção e história criada a partir de uma ideia de Critopher Nolan (Batman – Cavaleiro das trevas, Amnésia, O Grande Truque e A Origem) e é produzido pela warner que lhe deu total liberdade criativa nos seus filmes anteriores. Em minha opinião Zack é o cineasta perfeito para dirigir a volta do homem de aço depois do bom, mas sem estilo próprio “SuperMan – o retorno” dirigido por Bryan Singer que em vez mostrar o que sabe de verdade tentou fazer uma homenagem exagerada para filmes dirigidos pelo Richard Donner e acabou fazendo uma espécie continuação tardia dos filmes antigos e sem o muito impacto para essa geração (vide falta de ação, lex Luthor muito caricato de cheio de humor um desperdício para talendo do Kevin Space que já tinha feito 2 dos melhores vilões do cinema em “Seven – sete crimes capitais” de David Fincher e “Os suspeitos” com próprio Bryan Singer. Ainda no filme tem a péssima idéia do filho do superman).
Zack Snyder vem sendo o cineasta que se esperava dos irmãos Wachowski que começaram muito bem com estilo visuais apurados e cheios de referencias pop como Frank Miller, games, Alice no país das Maravilhas (vide Matrix) e depois fizeram os apenas medianos Matrix – Reload, Matrix – Revolution e Speed Racer. Mas se essa comparação se faz jus ou não vai ser definido nos próximos confrontos, que venham: novo Superman e Wachowski façam os aguardados e curiosos Cloud Atlas e Cobalt Neural 9.

Frame 1: Madrugada dos Mortos seu primeiro longa metragem


Frame 2: 300 uma das melhores adaptações quadrinhos da história. Tem tudo que tem no quadrinho e mais algumas partes adicionadas para filme. A partes adicionadas tem soluções inteligentes, que a assemelham muito ao estilo Frank Miller de contar história (arvore de corpos e parte que acompanha a mulher do Leonidas)



Frame 3: Watchmen é a adaptação da considerada melhor história em quadrinhos da história. O filme é muito fiel a quadrinhos, além de ser esteticamente perfeito e com boas atuações. Quem viu a versão definitiva com quase 3 e meia sabe filme fica ainda mais próximo ao quadrinho e diminui os defeitos da versão de apenas 2 e meia (e tem os contos do cargueiro negro intercalando a história). Filmaço!


Frame 4: A lenda dos Guardiões é filme mais irregular do diretor o clime de ação, não combina muito com clima sensível do resto da animação. Mas mesmo assim o filme tem cenas de beleza de rara e senso estético único.



Nenhum comentário:

Postar um comentário