terça-feira, 22 de novembro de 2011

Primeira Fila: Especial 5 filmes diferentes, criativos e sensíveis que vem por aí

1.The Artist


É um filme mudo em preto branco com elenco espetacular, sensível e estilisticamente único.

Sinopse: O artista do título é Georges Valentin (Jean Dujardin), que guarda mais do que uma semelhança ou duas com o astros de antigamente, como Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks e Errol Flynn. Ele é a estrela maior da constelação hollywoodiana da era muda, que conhece por acidente a aspirante a atriz Peppy Miller (Berenice Bejo), quando os dois se trombam literalmentePouco depois, reencontram-se num set de filmagem.

Os dois conectam-se imediatamente, mas Georges é casado, é um grande astro, e ela, uma quase figurante. Mas chega o som, e tudo muda em Hollywood. Como aconteceu de verdade com atores como Rodolfo Valentino, Valentin é colocado de escanteio. “Jogue fora o velho, dê boas vindas ao novo!” era o lema. Peppy ascende, e Georges entra em decadência total. Ainda insiste no mudo, mas é atropelado pelas transformações do cinema.

2. Poulet aux Prunes (Frango com Ameixas) 


Poulet aux Prunes, a adaptação ao cinema da graphic novel homônima da quadrinista iraniana Marjane Satrapi (Persépolis), publicada no Brasil como Frango com Ameixas.

Sinopse: Na HQ, Satrapi deixa a linha autobiográfica um pouco de lado para contar a história do músico Nasser Ali Khan (Mathieu Amalric no filme), um exímio tocador do tar, instrumento de cordas típico do Irã, que decide deitar-se na cama e esperar a morte chegar após sua esposa quebrar o instrumento. A história de Khan, parente de Satrapi, se passa na década de 1950 e é verídica, segundo a autora.

Assim como já aconteceu com Persépolis - O Filme, quem dirige Frango com Ameixas é
a própria quadrinista, em parceria com Vincent Paronnaud - desta vez trocando a animação pelo live-action. Maria De Medeiros, Golshifteh Farahani (Procurando Elly), Isabella Rossellini, Chiara Mastroianni e Jamel Debbouze também estão no elenco.

O trailer sensível e fantasio capta perfeitamente o tom do quadrinho (que é super-recomendado):

3. Valente


Pixar é Pixar! O melhor estúdio de animação americano da atualidade pode ter deslizado em Carros 2, mas a que tudo indica com esse trailer que ele vem com uma animação dosando na medida certa humor, inteligência e sensibilidade como nos seus melhores trabalhos o geniais Wall-e, UP, Ratatuille, Toy Story 3 e Monstros S.A.
Sinopse: A mítica Escócia é o cenário da aventura. Embora filha da nobreza, Merida (voz original de Kelly Macdonald) preferiria entrar para a história como uma arqueira de sucesso. Confrontando os desejos de sua mãe, a princesa toma uma atitude impensada, que coloca em perigo o reino e a vida de sua família. Agora ela precisa lutar contra as forças da natureza, da magia e de uma maldição sombria para consertar seu erro. Dirigido por Brenda Chapman (O Príncipe do Egito) e pelo estreante em longas Mark Andrews, Valente é descrito como o primeiro longa da casa voltado para o público feminino.

4. The Secret World of Arrietty


Studio Ghibli é Studio Ghibli! Pois é o estúdio de animação 2D é mais genial e espetacular da história do cinema...certo da Disney tem seus méritos! Mas vamos convir como não ficar esperando um animação dos criadores dos Princesa Mononoke, Tumulo dos Vagalumes (ambos dois melhores filmes de todos os tempos), A viagem de Chihiro, etc.

Sinopse: O Studio Ghibli, dos japoneses Isao Takahata e Hayao Miyazaki, lançou em julho de 2010, no Japão, a adaptação ao cinema do livro de fantasia infantil The Borrowers, escrito pela britânica May Norton. A animação, Karigurashi no Arrietti (em tradução livre, Arrietti Pega Tudo Emprestado) conta a história de uma família de gente pequenina que sobrevive "pegando emprestado" as coisas dos humanos de tamanho normal. Em 1997 o livro foi adaptado ao cinema, em live-action, com o título de Os Pequeninos.

O filme japonês é dirigido pelo estreante Hiromasa Yonebayashi, animador da casa, e supervisionado por Miyazaki.

Atente para trilha sonora com música do Jonsi (ex-Sig Rós que lançou um ótimo CD ano passado)

5. 50/50


50/50, comédia dramática sobre câncer da Summit Entertainment com Joseph Gordon-Levitt e Seth Rogen, ganhou o seu segundo trailer.

Sinopse: O filme é uma adaptação do livro I'm With Cancer, em que Will Reiser (Da Ali G Show) conta como foi diagnosticado com câncer e venceu a doença depois de vários anos de luta. Na trama, Gordon-Levitt vive Adam, um rapaz de 25 anos que descobre ter câncer e passa anos lutando contra a doença. O 50/50 do título é a probabilidade de cura dada ao personagem.

Jonathan Levine (Doidão, Tudo por Ela) dirige com base no roteiro do próprio Reiser. Rogen produz o filme. Por enquanto 50/50, que estreia em 30 de setembro nos EUA, não tem data de lançamento no Brasil.

Cara é f..., eu tenho uma queda por comédias dramática! Mas independente disso essa promete.

 Veja também: 

Uma Seleção de filmes nacionais que estão vindo por aí: Clique aqui

Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário