sábado, 26 de novembro de 2011

Primeira Fila: Especial ação e aventura


Apesar de subestimados e mal fadados os filmes de ação tem se tornado cada vez melhores (claro existem casos e casos. Existem Bourne’s e Triplos X’s). Mas o fato é que o mainstream está mais estilizado, às vezes mais inteligente e intrigante. Não acredita? Ok tem muitos exemplos ruins para provar uma tese contraria. Mas se pensarmos que temos no cinemão pipoca de hoje filmes de diretores como Cristopher Nolan (Batman – Cavaleiro das Trevas), Peter Jackson (Senhor dos Aneis), Paul Grangress (Ultimato Bourne) da para se ter uma ideia dessa evolução. Ou mesmo se pensarmos que hoje temos grandes atores envolvidos nessas superproduções invés de bombados sem talento da década de 80. 

O fato é que mesmo que saia muita merda no cinema pipoca, os produtores têm escolhido diretores diferenciados com estilos e trabalhos autorais no currículo para fazer seus filmes exemplo: Nolan igual a Amnésiaa, Jackson igual Almas Gemeas e Grangress igual a Domingo Sangrento. O jogo hoje é agradar publico e crítica. E talvez até tentar um Oscar, Globo de Ouro ou outro festival.
Beleza! Na minha opinião mainstream está mais inteligente e divertido. Podemos ter Crepúsculos, 2012’s e outras merdas para provar que estou errado. Mas temos a A Origem, Zumbilandia, Kick Ass, Sherlock Holmes, Homem de Ferro, X-men Primeira Classe e outros citados acima para provar que tenho base. Por isso fiz uma lista com 4 filmes de ação e aventura que vão estrear e merecem no mínimo uma olhada. Nem que seja para se desligar do mundo um pouco:

  1. The Grey

Sinopse: O suspense The Grey reúne Liam Neeson e o diretor Joe Carnahan, depois de O Esquadrão Classe A. O roteiro foi escrito por Carnahan e Ian Jeffers (Sentença de Morte).

A história começa quando um avião cai no Alasca e uma equipe de extratores de petróleo, liderada pelo personagem de Neeson, precisa lutar para sobreviver no ambiente ermo a ataques de lobos. No elenco estão Dallas Roberts, James Badge Dale, Dermot Mulroney, Frank Grillo, Nonso Anozie e Joe Anderson. Grande parte da produção foi rodada em Vancouver e no norte da Columbia Britânica, no Canadá, onde as temperaturas entre novembro e fevereiro chegam a -30°C.

Por que ver: Joe Carnahan estreou em dos melhores policiais dos últimos tempos o filme “Narc”. Depois deslizou em optar pela estilização invés do conteúdo em a Ultima Cartada. Por fim fez um ótimo serviço no divertido remake da série homônima Esquadrão Classe A. Logo ver um cara que prometia tanto fazendo uma aventura de suspense de forma um pouco mais independente igual seu primeiro filme e com Liam Neeson no elenco é animador. Mas motivo para estar em primeiro lugar aqui na lista é por causa do trailer apreensivo e com edição de som espetacular...


2.      Sherlock Holmes 2: A Game of Shadows

Sinopse: Sherlock Holmes 2: A Game of Shadows a continuação de Sherlock Holmes, tem novamente Guy Ritchie como diretor.

O filme começa mais ou menos um ano depois do final do anterior, com Sherlock (Robert Downey Jr.) à caça daquele que talvez seja o primeiro supervilão do mundo, Professor Moriarty (Jared Harris, de Mad Men). Já Watson (Jude Law) participa da perseguição e ao mesmo tempo tenta salvar a sua relação com Mary Morstan (Kelly Reilly). Noomi Rapace será a enérgica cigana Sim e Stephen Fry vive Mycroft Holmes, o irmão de Sherlock. O francês Gilles Lellouche também está no elenco. O roteiro é de Kieran e Michele Mulroney.

Por que ver: Robert Downey Jr. simplesmente fantástico (afinal Homem de Ferro só é acima da média por causa dele) e Jude Law grande ator e mestre em roubar cena nos filmes que faz. O diretor Guy Ritchie é outro bom motivo para se ter expectativa sobre o filme. O cara fez os dois filmes mais divertidos da década passada “Jogos, trapaças e dois canos fumegantes” e “Snatch – Porcos e Diamantes”. Depois perdeu a mão no péssimo filme feito com a Madona (nem lembro nome do filme agora) e fez os irregulares “Rock’n Rolla” e “Revolver”. A sua volta foi no Sherlock Holmes 1 misturando a mitologia do herói, figurinos e cenários de época perfeitos, bom humor, edição estilosa, ação e um clima de submundo como nos seus melhores filmes para criar um alegoria diferencia e criativa. Então que venha Holmes 2!


3.      Immortals

Sinopse: O épico grego Imortais (Immortals, antigo War of the Gods), dirigido por Tarsem Singh (A Cela), se passa em uma Grécia devastada por conflitos. O príncipe guerreiro Teseu (Henry Cavill) lidera seus homens, aliados aos deuses do Olimpo e uma sacerdotisa do oráculo (Freida Pinto), contra demônios e Titãs para impedir a erupção de uma guerra.

John Hurt (Hellboy) vive Zeus, Isabel Lucas (Transformers 2) faz Atena. Kellan Lutz  interpreta Poseidon, o rei dos mares. Mickey Rourke é o Rei Hyperion. Luke Evans, Stephen Dorff e Joseph Morgan também estão no elenco.
O filme  é um projeto da Relativity Media e tem supervisão dos mesmos produtores de 300, Gianni Nunnari e Mark Canton. Imortais estreia no Brasil em 11 de novembro.

Por que ver: O estilo visual único do diretor Tarsem Singh é um bom motivo para se ver o filme. O trailer por si só é muito diferente e incomum. Está certo que o diretor errou a mão feio no plasticamente impecável, mas fraco “A cela” e foi subestimado em “Duble de Anjo” um belo filme pouco visto. Outro bom motivo é ver Henry Cavill o futuro Super-man no papel principal da aventura e assim se ter uma ideia de quem será o novo homem de aço.

4.      Missão Impossivel 4 - Protocolo Fantasma

Sinopse: Em Missão Impossivel 4 - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol), quando um ataque terrorista destrói o Kremlin, o governo do EUA inicia secretamente o "Protocolo Fantasma", que acaba com toda a força-tarefa Missão: Impossível.

Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe são considerados culpados pelo ataque, mas na verdade trata-se de uma operação para que eles possam operar fora das restrições de sua agência. No entanto, Hunt é alertado que, caso algum integrante de sua equipe seja capturado durante a missão, eles serão expostos como terroristas tentando incitar uma guerra nuclear global. Ethan então é forçado a trabalhar com um ex-agente da MI, Brandt (Jeremy Renner), que sabe mais sobre seu passado do que ele próprio.

Brad Bird dirige a nova aventura, escrita por Josh Applebaum e Andre Nemec (Alias, Life on Mars) a partir de uma ideia de Cruise e do produtor J.J. Abrams. No elenco, além de Cruise e Renner, estão Paula Patton, Simon Pegg, Ving Rhames,Josh Holloway, Vladimir Mashkov, Léa Seydoux, Michael Nyqvist e Anil Kapoor.

Por que ver: A produção é J.J.Abrams (Lost, Super 8, Star Trek) que havia dirigido o subestimado MI3. Logo o clima realista e de mistério do terceiro filme deve está de volta. A direção Brad Bird é incógnita uma vez que é seu primeiro filme de ação e primeiro filme live action. Dentro das animações ele tem uma carreira de respeito: “O Gigante de Ferro”, “Os Incríveis” e “Ratatuille”. Então o pelo trailer o talento dos envolvidos a expectativa é favorável para um ótimo filme.


Veja também: 


Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário