domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gerações que mudaram o cinema parte 2 - A era do som e cores



                                                                          Por : André Camargos 




A era do Som

O cinema por um tempo era a maior fonte de enteterimento das pessoas ,pais iam passear com filhos ,rapazes afim de conquistar as moças levavam para ver um filme.O cinema era uma questão de status poder ir ao cinema.
Para tornar os filmes mais interessantes em 1926 a Warner Brothers produziu o primeiro filme que com  som. A gravação contava com um Vitaphone (gravação de som sobre o disco).O filme "the jazz singer" foi o primeiro filme com som lançado em 1927.Como as salas de cinemas da época não estavam preparada para projeção com som ele foi lançado em pequenas cidades do Estados Unidos em um formado mudo. O disco sicronizado dos irmãos Warner logo foi substituito por outros sistemas como Movietone (Fox) , Deforest Phonofilm e Photphone ambos da RCA um sistema que utiliza o som do próprio filme , pois os discos que eram sicronizados exigia de um infra-estrutura das salas que o tornava não tão viável.

No começo da década de trinta o cinema ja era dominado pelo som em 1929 "O Beijo"  foi um filme produzido pela MGM  foi o ultimo filme da era muda do cinema hollywoodiana com , sem falar dos dois classicos de Chaplin "Luzes  da cidade" e "Tempos Modernos"
O primeiro filme falado da Inglaterra é "Blackmail" do mestre do suspense Alfred Hitchock , que foi um mestre em criar climas a partir do som e sombras (tecnica explorada no expressionismo alemão).






A União Soviética lançou um filme que foi o marco para o cinema verdade , onde se filmava o cotidiano o filme se chama "o homem com a câmera"






No Brasil não tem registro qual foi a real o primeiro filme sonoro ,muitos consideram Paulo Benditte o percursor dos filmes com som nacional mais os filmes de Benditte forma 50 curtas-metragens.O primeiro longa metragem produzido por aqui foi em 1929 filmado em São Paulo "Acabaram Otarios" de Luis de Barros com ajuda de Benditte.O sistema de som exigia uma aparelhagem que no Brasil não tinham como adquirir , você pode perceber os problemas de audio dos filmes nacionais presentes ate em filmes  da década de 70 onde sicronização de audio e video são muitos decadentes .
A melhor coisa que apareceu com o cinema com som foram a apareção de cinema de generos os Biblicos com os "Dez madamentos" , "Reis dos Reis" , "Cleópatra", os de gangster "little caesar" e "the enemy public" , os de ficção cientifica "Dracula" (Bella lugosa) , Frankestein (Boris Karlof), as comedias pastelões e o uso do duplo sentido como "os três patetas" " o Godo e o magro" e a comedia anarquica e com linguagens sexuais "She done him wrong".

A era das Cores 

Em 1932 começaram as primeiras produções com cores foi em "Flores e Árvores" uma animção de Walt Disney ,como o curta de de Disney é uma animação e não em live-action então varios teoricos não considera com como o primeiro filme colorido e sim "Beck Sharp" de 1935.


Engana-se quem pensa que com a utilização de cores o cinema com películas preto em branco resistiu firme até 1975 , vários cineastra preferiam a película preto em branco até como forma de estetica .
Com pequenas cenas em cor no Brasil estreia o "Destinos em Apuros" o filme tinha no projeto ser colorido pois a precariedade dos equipamentos fez com o americano tecnico em fotografia H.B Corel desistisse do projeto  , a primeira produção totalmente a cores no Brasil é o fime "Macunaima".



As cores no cinema veio para embelezar as obras com belas fotografias e cores mais para a epóca não foi uma revolução tão importante como a do som. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário