domingo, 5 de fevereiro de 2012

Gerações que mudaram o cinema




                                                                                  Por: André Camargos 


Introdução sobre a matéria:

Parece clichê falar sobre  historia do cinema , mais em um ano que um filme mudo e um filme oitentista é o único blockbuster do ano de estória original me fez escrever a matéria sobre as décadas do cinema de uma forma simples e talves descomplicada espero que gostem e dirvintam e fazem vocês pesquisarem mais sobre cinema ,musica , quadrinho e etc. 

Primeira  parte surgimento das salas de cinema 

Os teóricos em cinema  tem um debate quem foram os pioneros do cineamas muitos consideram os irmãos alemães Skladanowsky outros consideram os irmãos  franceses Lumiere.Em questão de data das primeiras exibições pública e paga os irmãos alemães levam vantagem porém muitos especialistas não considera os irmãos alemães como os pioneiros do cinema pois os projetores são arcaicos para considerar como pioneiros do cinema intão oficialmente a primeira exibição publica e paga foi 28 de dezembro de 1895 teve exibição  de uma serie de dez filmes entre eles estavam que considerado o primeiro filme produzido no mundo "L'Arrivée diun Train a La Ciota" de apenas quarente e cinquenta minutos em  media . O cinema se popularizou por causa que os irmãos Lumiere organizou uma excurção pelo mundo de cinegrafista para poder captar imagens para eles poder utilizar em suas exibições.



A primeira projeção no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896 em uma sala alugada do Jornal do Comercio no Rio de Janeiro , foram exibidos 8 filmetes de cerca de um minuto cada a exibiçao mostrava o condiano europeu ,apenas a elite carioca participou pois os ingressos eram muito caro , um ano depois ja havia uma sala fixa de cinema de Paschoal Segreto que considerado o pioneiro no cinema brasileiro apesar de ser italiano.

                                                                                                Paschoal Segreto


Cinema Mudo

Em 1896 o ilusionista francês George Melies ganhou uma câmera ,  foi o grande pioneiro na arte de fazer efeitos especiais em seu filme Viagem à lua apesar de ter apenas quatorze minutos foi a primeira obra de ficção cientifica , nas telas.
.
                                                                                           o Curta Viagem a Lua

A técnica de edição (filmagens de duas ou mais câmeras para gravar a mesma cena e depois utilizar a melhor captação e utiliza-la no filme) Edwin S. Porter que a desenvolveu ele era apenas um câmera man de Thomas Edison em seu filme "Life of an American Fireman" de 1903.
Em 1907 os irmãos Lafite criaram o primeiro filme de arte , levando aos cinemas pessoas de alta classe pois eram pessoas que queriam ver algo mais refinado e nao apenas cenas divertidas de facil entedimento.
A primeira grande polêmica aconteceu em 1915 pelo filme "O nascimento de uma nação" de D.W.Griffith porque foi muito mal interpretado pelo público em uma cena que ele mostra o retrato da sociedade americana foi confundido com uma glorificação da escravatura.

                                                        A cena polemica de O nascimento de uma nação

A grande obra do cinema mudo acontece em 1916 com "intolerância" um filme que na época trouxe estranheza pois são quatro estorias que acontece simultânias.
 Hollywood nessa época nem pensava em nascer a França e a Italia controlava as produções cinematograficas com a chegada da primeira guerra mundial a indústria europeia caiu.Thomas Edison tentou pegar os direitos do cinematografo.Muitos dos produtores mudaram para Nova York na costa oeste um pequeno povoado de Holywoodland , nessa época nascem os grandes estudios (Paramount , Fox ,Universal,Metro Goldwyn Mayer) todas controladas por judeus (Daryl Zanuck , Samuel Broston , Samuel Goldwyn etc) que viram o grande negócio era o investimento na sétima arte.Em Holywood destacou-se tambem um palhaço que via o cinema como uma forma de expressar sua indignação por problemas politicos e problemas sociais Charle Chaplin foi um dos pioneiros em escrever , atuar ,dirgir,produzir os propios filmes e fundou junto com tambem comediantes Douglas Fairbanks , Mary Pickford e David Wark Griffith que fundou United Artist que era uma forma de lutar contra os grandes estúdios



                                                                                 Logotipos das produtoras 

.
Na França nessa época destacou-se o movimento cinema impressionista frances ou cinema de vanguarda os cineatras Abel Gance com um filme epico "J'Accuse" e Jean Epstein com o filme "A queda da casa Usher ".


                                           Abel Gance                                                          Jean Epstein 

Na  Espanha o surrealismo de Buñuel "Um cão andaluz" (com cena  clássica onde cortam  o olho da mulher com uma navalha ) que tornou  um filme mais famoso de Buñuel.

                                                                                               Luis Buñuel

Na Alemanha destacou-se o expressionismo alemão onde os filmes tinha um clima sombrio , os filmes que destacaram foram "Nosferatus e Phantom"  ambos do cineastra  Friedrich Wilhelm Murnau , "Metropolis "de Fritz Lang e "O gabinete do doutor Caligari" de Robert Wiene.

                                          Friedrich Wilhelm Murnau             Fritz Lang                Robert Wiene

Na Russia o cineastra Sergei Eisenstein se destacou como cineastra e inventor , ele inovou o jeito da montagem dos filmes chamada a tal técnica de montagem intelectual ou dialéctia e seu filme de maior destaque foi "O couraçado Potemkim".

                                                                                                Sergei Eisenstein

Infelizmente 90% de obras do cinema mudo foram derretidos para obter o nitrato de prata que contia nas fitas de projeções assim perdendo muitas obras de arte.
Na proxima semana continuaremos com assunto do começo do cinema porem com a era dos sons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário