sábado, 27 de agosto de 2011

Primeira Fila: Os 5 filmes de Quadrinhos mais aguardados – Parte 2

3 – Os Vingadores


Elenco: Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Maria Hill), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skarsgard (Dr. Selvig) e Amanda Righetti (agente da SHIELD).

Joss Whedon escreveu o roteiro e dirige o filme. A estreia está marcada para 4 de maio de 2012.

O que esperar: O filme evento do ano, por mais que o filme não dê certo, não há aquele nerd que vai deixar de está no cinema no dia 4 de maio de 2012. O sonho de cada nerd e fã de quadrinho vai se torna realidade (na verdade todo mundo queria ver mesmo o Liga da Justiça, mas quem não tem cão caça com gato). O filme faz parte de uma iniciativa da Marvel Estudios que vem criando uma série de filmes de sucesso a partir da adaptação dos quadrinhos de seus super- heróis como: Homem de Ferro, Thor, Capitão America e Hulk (só para constar homem-aranha, demolidor, motoqueiro fantasma e X-man são de outros estúdios como Fox e Sony. E não da Marvel Estudios). A Marvel vem fazendo essas adaptações de forma que esses filmes tivessem ligações narrativas entre si e caminhasse para uma aventura onde todos se reuniriam, no caso: Os Vingadores. Muito embora essas ligações venham sendo criticadas, eu particularmente defendo e acho muito criativa a ideia da Marvel de criar um universo de quadrinhos no cinema.

Nos filmes da Marvel o vinculo comum entre os longas pode ser notado na presença da organização misteriosa Shield representadas pelo papeis de Scarlett Johansson (Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Clark Gregg (Agente Coulson). E nos flashes após créditos dos filmes onde há sempre um prequel do que está por vim.

O que esperar do filme em fim? Um diretor sem histórico como cineasta, mas velho conhecido dos quadrinhos e da TV, onde criou seriados cultuados como Buff – A caça vampiro (não muito animador né!) e ótimo Firely. Nesse ponto é difícil de saber o sucesso da empreitada, o que resta é esperar.

Já em relação ao elenco o filme possui os atores dos filmes solos da Marvel o que é algo excepcional. Vide: Robert Downey Jr. (Homem de Ferro – sempre ótimo), Chris Evans (Capitão América – se saiu muito bem), Chris Hemsworth (Thor – segura as pontas com louvor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro – em alta no cinema de ação e é ótimo ator), Mark Ruffalo (Hulk – grande ator), Scarlett Johansson (Viúva Negra – sem comentários), Samuel L. Jackson (Nick Fury – sempre eficiente) e Tom Hiddleston (Loki).

No fim das contas o filme tem 50% de chance de dar errado e ser uma droga uma vez que é um filme muito arriscado e diferente de tudo já feito no cinema baseado em quadrinhos. Mas pode ser um sucesso muito grande, e o filme de quadrinho mais divertido da história do cinema. É esperar e para ver.

Primeira Impressão: O trailer é muito rápido, mas deu para notar o clima realista com tiradas cômicas na medida certa como de costume nos filmes da Marvel. A direção técnica de Joss Whedon me pareceu bem satisfatória. É um bom micro trailer!


Link do teaser complete: os vingadores youtube

2 – Super Man – O homem de aço


Elenco: Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Diane Lane (Martha Kent), Kevin Costner (Jonathan Kent), Julia Ormond (Lara), Russell Crowe (Jor-El), Harry Lennix (General Swanwick), Laurence Fishburne (Perry White) e Christopher Meloni.

Superman - O Homem de Aço foi escrito por David Goyer baseado em uma história que ele criou com Christopher Nolan, produtor do filme. E é dirigido por Zack Snider. O filme estreia em 14 de junho de 2013.

O que esperar: Zack Snider é o diretor que melhor representa a classe nerd e fãs de quadrinhos da atualidade. É um mestre do cinema de fantasia e aventura. Ele fez duas das melhores adaptações de quadrinhos da história (300 e subestimado Wathmen), tem um estilo visual único e é um bom diretor de ator, não há como negar.
Contra Snider temos dois filmes lindos visualmente, mas irregulares: A lenda dos Guardiões (tudo bem afinal filme infantil não é praia dele mesmo! Dá para perdoar.) e Sucker Punch (que é um exercício de estilo, algo meio olha como eu sou foda!).

Mas tem uma chance melhor de se redimir se não dirigindo o maior ícone dos quadrinhos? Superman. Só de imaginar um filme do Superman com todo estilo e beleza técnica dos filmes do diretor é muito animador (socos em câmera super lenta no céu! Pode dizer um mais afoito!). A presença de vilões realmente ameaçadores: como Zod e Ursula, ambos vilões vindos do espaço e com ligações com passado do homem de aço, também contam a favor do filme.(obs: Principal defeito do Superman –Retorno não é falta de ação, pois filme é bom como uma homenagem aos filmes antigos do diretor Richard Donner. O problema é que nessa homenagem Lex Luthor foi diminuido há um personagem cômico e caricatural! Uma pena pois ele é um vilão espetacular).

Você pode perguntar só estilo visual consegue segurar o filme. A resposta é: o roteiro foi escrito por David Goyer (Batman – Begins, Batman – O cavaleiro das trevas) baseado em uma história que ele criou com Christopher Nolan (não precisa nem apresentar no fim das contas Goyer e os Nolan foram responsáveis pela série de novos filmes do Batman), produtor do filme. É só esperar a estreia, uma pena que é só em 2013.

Primeira Impressão: Pela o clima de destruição, a roupa com tom escuro e ar de quem tá no meio de uma encrenca do Superman! Parece que vamos ver um filme de verdade do maior ícone dos quadrinhos mundial.

1 – O cavaleiro da Trevas: Ressurge




O terceiro e último filme de Batman dirigido por Christopher Nolan estreia no Brasil em 27 de julho de 2012, uma semana após o lançamento nos EUA.

O que esperar: Amnésia, Batman – Begins, Grande Truque, Batman – Cavaleiro das Trevas e A Origem. Não precisaria nem continuar depois postar o currículo do diretor, ainda que soltando alguns filmes.

Alguns acham que sem Heath Ledger como coringa o filme perde força, concordo. A atuação Ledger como coringa é espantosa, mas o personagem é daquela forma em grande parte devido a roteiro que descreve o personagem como força da natureza. Senão temos o nosso vilão favorito, temos pelo menos um roteiro que se continuar no mesmo caminho dos outros trabalhos diretor, pode nos surpreender muito e pode radicalizar a estrutura dos filmes baseados em quadrinhos.

O diretor já deixou claro que não vai deixar espaços para continuações e que esse será o fim de saga (com esses atores e com ele na direção). Apesar da trama, sugerir ligações com vilão primeiro filme (vivido por Liam Nelson, como uma forma de amarrar história da trilogia) e a adição da mulher gato vivida pela atriz Anne Hathaway, o vilão principal do filme é o Bane personagem que nos quadrinhos deixou Batman na cadeira de rodas. Bane nos quadrinhos não é só mais forte como mais astuto que homem morcego (bem diferente da versão do filme da década 90 onde ele era é só mula musculosa). O ator escolhido para ser o vilão é Tom Hardy (ator perfeito para papel de brutamontes, inteligente e excêntrico vide sua atuação no curioso: Bronson). Hardy já havia trabalhado com diretor em A Origem e repete a dose agora.

Pois é expectativa está muito alta, talvez esse seja o único revés para filme que encerra trilogia do homem morcego.Fazer o que? Se depois de dirigir o melhor filme de quadrinhos da história ele fez em seguida uma das melhores ficções cientificas da década (com pouco de exagero uma das melhores da história).

Só para constar, pois ninguém fala dele: Christian Bale vem de um Oscar, o que o confirma como um dos maiores atores da atualidade. É uma pena ter se despedir dele como Homem Morcego.

Primeira Impressão: Trailer é emblemático! Remete A Origem na cena com os prédios se desfazendo e na trilha sonora impactante. Tenente Gordon no hospital da entender que coisa tá feia. Vultos do Bane deixa salivando para ver o quebra pau. Chega 2012!



Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário