quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Walking Dead x Person of Interest x Terra Nova


Não faltam boas opções na atual TV (a cabo). Séries e telefilmes de hoje tem qualidade e liberdade artística superior a 90 % do cinema atual. Temos séries com nível artístico super elevado como: Breaking Bad, Mad Men e Boardwalk Empire. Telefilmes com grandes atores e diretores. Temos séries com tramas intricadas e complexas como Fringe, personagens dúbios e interessantes com Dexter, House, etc. Comédias sofisticadas e inteligentes como Família Moderna e Community. E até os tradicionais sitcons divertidos com suas piadas rápidas como Big Bang Theory e Two Half Man.  Só mesmo os pseudos-intelectuais que falam sem ver antes, pode negar a qualidade das produções de TV.

Esse post vai analisar 3 das séries mais aguardadas da atualidade:

3º - Terra Nova 

Expectativa: Série produzida por Steven Spielberg prometia efeitos especiais, ação, aventura e muitos mistérios. 

Sinopse: Terra Nova mostra uma família do futuro que viaja no tempo diretamente para a época dos dinossauros. A trama parte de 2149, quando a Terra está morrendo pelos excessos da industrialização, poluição e superpopulação. Cientistas conseguem abrir um portal para a Terra pré-histórica, 150 milhões de anos no passado, e para lá enviam grupos destinado a repovoar o planeta - e quem sabe mudar o futuro consertando erros do passado.

A realidade: A série é mediana em tudo. Sejamos francos é bem feita, interpretações ok (apesar do total falta de carisma dos personagens principais, todo episodio rezo para dinossauro abocanhar alguém da família principal). Em geral em um TV com mundo paralelos de Fringe, assassinos cheios de humor negro como Dexter, medicina surpreendente Houve, Terra Nova é muito pouco. 

Sem grandes surpresas, personagens são facilmente simplórios e fáceis de prever.  A falta de mistérios verdadeiros, interação humana bem menos complexa do que a vista em séries rivais e pior de tudo uma série que prometa aventura falta de ação e suspense, sem os mesmo. Resumo mais do mesmo e só. E custei ver o 3 episódios na verdade na metade do terceiro episódio cansei e fui tomar banho. Não sei se voltarei assistir. Terra Nova é uma série Luan Santana pode agradar o povão, tem equipamentos e instrumentos para isso, mas é tão inofensivo e comum que chega da raiva (falta talento também essa verdade). E pra finalizar vamos convir os efeitos não são lá essas coisas, afinal efeitos especiais para séries de tv sempre ficam devendo é melhor que as novela da record e da globo, mas nada que me incentive a ver somente pelo delírio visual. Falta criatividade e emoção. Terra Nova é igual a bocejo!

2º - Person of Interest


Expectativa: Person of Interest é um suspense com produção executiva de J.J. Abrams (Lost/Fringe) e roteiro de Jonathan Nolan (Batman – O Cavaleiro das Trevas). Logo a expectativa é de suspense, roteiros inteligentes e mistérios de fundir a cuca.

Sinopse: Os protagonistas são Michael Emerson, o Benjamin Linus de Lost, Jim Caviezel, o Jesus Cristo de Mel Gibson. Caviezel será Reese, o ex-agente da CIA, que as pessoas julgavam estar morto. Ele vai se aliar ao bilionário Finch (Emerson) no trabalho de prevenir crimes em Nova York.  

Realidade: É um CSI com ar de Minority Report. Afinal Michael (Benjamin Linus) se une a um ex-agente da CIA dado como morto Caviezel (A Paixão de Cristo) para tentar impedir crimes antes de acontecer. Os possíveis criminosos e ou vitimas são detectados através de super computador  que analisa dados vindos de câmeras, celulares e etc espalhados por todos lugares. Enfim a série questiona a privacidade e fato de estarmos sempre sendo observados. E até onde isso pode salvar vidas ou prejudica-las. 

Mas até então nos episódios exibidos a série tem tido a dinâmica de caso por semana. Nada de novo. Assim mistérios não se demonstraram realmente interessantes. A série tem potencial quando, ou seguir o caminho de, resolver desenvolver uma trama ligada ao passado misteriosos dos personagens ou mistérios futuros em relação a organização, a super computador e etc. E esquecer um pouco o esquema de que cada semana o personagem tentar resolver um caso e no final descobre em cima da hora que está tudo errado e blá blá (o criminoso não quem parece ser)... 

Resumo até agora a série é só mais uma. Mas entre Terra Nova essa série prefira Jim Caviezel. Na espera que ela desenvolva afinal Fringe começou assim também e hoje é série mais criativa e imaginativa da TV.

1º - Walking Dead


Expectativa: Não é uma estreia. Então a expectativa é que série se recupere o folego dos primeiros episódios da série que eram brilhantes. E se perderam numa canseira e clichê nos últimos episódios da temporada passada. 

Sinopse: The Walking Dead (que baseada de HQ de mesmo nome) é centrada em Rick Grimes, um oficial de polícia da pequena cidade de Cynthiana. Também acompanha a trajetória de sua família e uma série de outros sobreviventes que se uniram para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis. Com o progresso da série, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e suas personalidades são demonstradas sob a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick.

Realidade: O segundo temporada começou muito bem, apesar de que a série perca força nos diálogos e discursos mais batidos e óbvios. Mas muito boa nos momentos de suspense, na reação dos personagens e nos conflitos apresentados. No primeiro episódio conseguiu levantar a noção de responsabilidade e sentimento de culpa para personagem principal sempre tão certinho, que agora tem alguns fantasmas para lhe assombrar. O final do primeiro episódio foi muito forte e espetacular, digno Game of Thrones. A cena da igreja também muito boa questionando a religião e fé no meio desse momento de caos. E essa cena se amarra muito bem com cena final. Pondo em questão o tão esperado sinal de Deus.

O segundo episódio é tenta por de volta as coisa nos trilhos, apresenta novos personagens ( e graças a Deus mais interessantes que chato do doutor da outra temporada). Em fim o episódio não é tão bom quanto anterior, mas também não ruim. Apesar tudo acontecer como previsto e incomodamente a série parecer que está se repetindo. O episódio é salvo pelo pouco de ação no final do episódio (a série mestre nas cenas de ação e aventura, afinal não param de brotar zumbis) e pelos personagens novos, principal pelo senhor dono da fazenda encontrada nesse episódio, com ar calmo e forte. Não me surpreenderia se ele não fosse exatamente quem parece ser. Afinal entre essas séries Walking Dead ainda está muito na frente, mas ainda tenho esperanças em relação Person of Interest. Mas Terra Nova só um milagre mesmo.

Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário