sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Resenha: Planeta dos Macacos - A origem

Nota: 8.5



Assustador. É melhor definição para expressão do macaco Cesar vilão da rebot da série dos planetas do macaco. Sempre, ou quase sempre quando os efeitos especiais ficam a frente da história do filme o resultado é enfadonho e chato. Mas aqui apesar dos efeitos serem de fato o carro chefe da produção, eles são de tal forma realistas e assustadores que ficam ressonando na cabeça por um bom tempo. A diferença é que os efeitos não estão lá só em função das cenas de ação (embora funcione para isso também), ou criar mundos inimagináveis de formas muito fantasiosas. Os efeitos estão lá para compor e dar estrutura ao verdadeiro protagonista do filme um macaco superinteligente, que aos poucos vai sofrendo uma curva trágica de dor e solidão até se tornar um general e lider para sua raça.
A história funciona bem, apesar de clichê e convencional. O que não tira mérito do filme, pois uma vez que sabemos que é um recomeço da série e sabemos bem onde tudo vai acabar, isso só torna o filme ainda mais doloroso e sufocante. A direção é segura com clima de suspense que vai se construindo sem pressa, nesse ponto a direção consegue dar ar de novidade surpresa mesmo que saibamos o que está por vir (não há como ficar tenso durante o filme). 
Os atores estão bem: Freida Pinto desempenha muito bem o papel de moça linda e doce sem ficar demasiadamente chata; James Franco mostra talento e carisma suficiente para personagem. E até ator vindo Harry potter Tom Felton está quase irreconhecível. Enfim do pai doente de James Franco o ator John Lithgow ao vizinho que sempre se ferra o ator David Hewlett tudo mundo se sai muito bem. Mas grande ponto está mesmo nos macacos e efeitos especiais, em particular em Cesar (cortesia do ator Andy Serkis: Gollum do Senhor dos Aneis, king kong e está agora no Tintin do Spielberg. Todos esses filmes feitos usando tecnologias de captura de performance). As atuações (dos macacos feitos digitalmente) e realismo são grandes méritos do filme. Filmaço! Não é genial! Sem firulas, mas cumpre o que promete com méritos! Afinal até hoje não tiro da cabeça o olhar cheio inteligência e revolta de Cesar da cabeça! Isso que é recomeço a franquia promete muito... muito de verdade.



Por: Douglas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário