Por: Douglas Ribeiro
Segue agora a ultima parte dos posts sobre a 15 melhores séries de 2011, nesse artigo deixo 6 dramas (a preferencia está numerada do 6º lugar até o 1º lugar) que completam a lista junto com as 5 comédias do post anterior e as 4 séries do primeiros post (1 de ficção cientica, 1 de terror e 2 britanicas). Nesse post também aproveito para deixar uma menção honrosa a uma mini-série, citar 2 dramas que ficaram de fora da lista porque não haviam sido avaliados e por fim a decepção do ano para séries de tv (alguém chuta qual foi a escolhida).
obs: link para postagens anteriores no final do post. Drama
6. Justified
Justified é um western moderno. Embora a série nem sempre consiga ser genial, às vezes ela atinge um nível espetacular onde é possível se comparar com Breaking Bad, Sopranos e The Wire. A série já está indo para sua terceira temporada, mas quem não viu nada é bom começar do inicio e acompanhar por completo a saga do “xerife” Raylan Givens (Timothy Olyphant) que não se da muito bem com as normas e é bom de gatilho (bem parecido com seu personagem em Deadwood). Na série o personagem de Timothy Olyphant é obrigado a ir para o interior do Kentucky, numa cidadezinha onde tem que enfrentar a corrupção, desvendar assassinatos, enfrentar os donos da cidade, etc. Tudo isso é belamente interpretado em um clima realista e instigante muito bem orquestrado de tal forma que daria orgulho aos grandes mestres do western.
5. Homeland
Homeland é uma das melhores estréias do ano. Ela é uma série “prima” do 24 horas seguindo o caminho da espionagem e ação de campo. Então é uma boa pedida para aqueles órfãos da famosa série em tempo real. Aqui o foco é estudo sobre a relação entre realidade e paranóia (principalmente em relação ao medo do terrorismo). Enfim a série se mantém muito bem: consegue manter a tensão, levantar expectativa, ter um fundo dramático bem estruturado e se manter surpreende a cada episódio.
Vale a pena também conferir a interpretação da Claire Danes que se entrega como nunca ao papel de uma agente com problemas de bipolaridade, estressada, mas muito eficiente que luta sozinha (contra todos, uma vez que ninguém acredita nela) para provar que seu suspeito, um ex-saldado americano recuperado depois de dado como morto, se converteu ao islã e que agora é um possível agente terrorista.
4. Boardwalk Empire
É situado na década de 20, iniciando sua trama logo após a decretação da Lei Seca. A série produzida por Scorsese e Terence Winter tem uma direção, uma produção de arte e figurinos privilegiados. Embora isso já seja o bastante para dar uma chance a série, ela ainda tem um ótimo roteiro, mesmo que esse ainda seja às vezes convencional de mais para séries de hoje que geralmente tem uma nova surpresa a cada segundo. Mas ainda que a série soe um The Soprano diluído em água é um ótimo drama.
Na verdade história da série é sobre homens com vidas bem definidas e algumas vezes “homens de bem” que acabam transgredindo e subvertendo seus valores e se embrenham pelo submundo das bebidas clandestinas, corrupção, etc. Na verdade é uma série histórica sobre a luta pelo poder e o dinheiro entre esses homens. Bela produção!
3. Guerra dos Tronos
Eu ia escrever que Homeland é melhor estréia da temporada, mas é por que havia esquecido que Guerra dos Tronos também teve inicio esse ano. É impressionante como uma série que acabou de começar já tenha postura e estrutura de uma veterana, na primeira e chocante temporada da série ela já tomou liberdades e atitudes que levariam no mínimo 3 anos para acontecer na maioria da séries.
Guerra dos Tronos só não é melhor estréia do ano, como é também a maior prova que TV permite um espaço artístico com mais liberdade que qualquer estúdio de cinema da atualidade. Afinal que estúdio admitiria a produção de um filme de fantasia, com cenários belíssimos (estilo Senhor dos Anéis com direito a lobos gigantes e dragões, ainda que esses sejam poucos mostrados e mais citados na primeira temporada), com grandes batalhas e etc; Mas com um roteiro cheio de sexo, traição, luxuria e pior de tudo onde nem os personagens principais (ou mais queridos) têm a sobrevivência garantida? Resposta nenhum estúdio. Logo é por isso que existe HBO, ACM e etc. Um “VIVA” a esses canais de TV acabo que hoje produzem obras dessa importancia sem medo, sem filtros e concessões (toma essa engravatados de Hollywood).
2. Treme
Treme é outra prova do que TV acabo é hoje. Ela é uma série incomum sobre pessoas e seus dramas. A história se passa em New Orleans depois desastre do furacão que varreu grande parte das casas, varias vidas e deixou a cidade em caos. A partir desse ponto a série conta história dos moradores desses arredores e a cada episódio vamos conhecendo mais sobre esses personagens hora melancólicos, hora alegres e cheio esperanças. Enfim a série é pouco vista mais é fenomenal, pois entre a dor da perda, a corrupção, a violência e a covardia (acreditem tem gente que ainda aproveita da situação, do desastre natural, para tirar proveito) a sempre muita esperança, personagens espetaculares e como se trata de New Orleans muito Blues, Soul e musica pulsante que sai por cada poro da série. Treme é um drama diferente pode ser descrito abruptamente como um ótimo drama “intimista” quase musical.
1. Breaking Bad
Se tivesse que escolher só uma série ou um filme como melhor coisa do ano com certeza teria escolhido Breaking Bad. O fato é que não existe na TV mundial e talvez no cinema atual algo como Breaking Bad. Nessa 4º temporada a série não só conseguiu manter o nível espetacular das temporadas anteriores, mas como também a cada episódio aumentar a sensação de tensão e medo de forma como nunca antes vista na tv. Até tudo explodir nos 3 últimos e derradeiros episódios da temporada, que com certeza já fazem parte da história da Tv americana. Não vou me alongar muito sobre a série e seus personagens, não vou descrever atuação espetacular de todo elenco e tudo mais que faz dessa série a melhor da atualidade para isso já havia feito um post inteiro leia Breaking Bad é muito f...!É sem duvida melhor série da atualidade.
Se você não esta vendo por que gosta de ser diferente e diz: “Não vejo por que todo mundo faz propaganda e eu fico com pé atrás! Eu até ia ver mais ta ficando famosinho demais.” Você ta perdendo uma das melhores séries de todos os tempos (talvez a melhor). Ano que vem tem a ultima e crucial temporada, e chega dar frio na barriga por que não tem como a série ficar melhor do que está.
Provavelmente só não está lista por que não vi: The Killing meu colega de blog André me garante que é ótima, mas como não vi deixei de fora. Friday Night Lights chegou a seu fim, ganhou premio do Emmy, mas como não cheguei nesse ponto da série ficou de fora da lista final também.
Menções especiais: Mildred Pierce - Todd Haynes sou fã confesso do diretor, o elenco é espetacular, mas como ainda não vi por inteiro deixo somente essa menção especial. Até onde vi espetacular toda produção, direção e atuação.
Decepção da Temporada: Eu ia por Walking Dead, mas vamos conver apesar da segunda temporada ser muito fraca até aqui. Rendeu pelo menos 2 bons episódios o primeiro e ultimo, mais pelo choque que pela qualidade em si. Então o premio de decepção do ano vai sem qualquer discussão para Terra Nova talvez por que mal consegui assistir 4 episódios (na verdade não consegui). A série tem efeitos especiais meia boca, personagens sem qualquer carisma (morre família chata!), furos de roteiro e situações tão clichês (clichê que nem sempre é ruim, quando bem usado) que chega causar vergonha alheia. Enfim é isso até a próxima lista!
Post anterios com resto da lista:
Melhores séries de 2011 - Parte 1
Melhores séries de 2011 - Parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário