quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gerações que mudaram o cinema parte 3 - A era de ouro







Essa era do cinema inicia-se no começo da década de 30 e vai até o final da década de 50.  Em 1929, com a grande depressão, o cinema foi um grande aliado para o povo se inspirar e resgatar sua alto estima perdida nesse periodo dificil, os filmes eram sempre de um carater humanista muito forte e cheio lições de moral bem definidas como pode se ver nos filmes do diretor Frank Capra ("Felicidade Não se Compra" e etc).

                                                                       Frank Capra 

Destacou-se nessa época os grandes musicais, faroeste, e começou um novo estilo de filme policial noir. Onde se tem um detetive de caráter duvidoso, uma mulher misteriosa que sempre mantem o suspense e crime a ser resolvido. Uma caracteristica muito forte nos bons filmes desse estilo é uso de técnica  de luz e sombra impecavel, caracteristica herdada do impressionismo alemão. O primeiro longa considerado noir foi "Falcão Maltes"  de John Huston, também destacou-se nesse estilo "A marca da maldade"  de Orson Welles, "Pacto de sangue" de Billy Winder, "O terceiro homem" de Carol Reed.

Em 1941 mesmo ano que filmado "Falcão Maltes" foi lançado, também o que é por muitos teoricos de cinema é considerado o melhor filme de todos os tempos "Cidadão Kane" de Orson Welles , o filme começa ser narrado a partir da morte de milionário. Então um repórter começa investigar o que significaria as ultimas palavras do magnata.

O filme e foi muito polêmico por atingir diretamente os magnatas americanos e impressa em geral. O filme inovou nas técnicas com o uso de flashbacks, profundidade de cena, edição e por usar muito bem contrastes entre claro e escuro .


                                                           Cena clássica de cidadão Kane 

Quando se fala nesse estilo, logo vem a cabeça a parceria entre John Wayne e John Ford, a parceria começou em 1939 com o filme "Nos tempos da Diligencias" o filme que alavancou a carreira tanto de Wayne como a de Ford a parceria rendeu ao todo (22 filmes) entre eles o brilhante "Rastro de Ódio".

                                                      John Wayne e John Ford na gravação de Rastros de Ódio 
                                             
O que era comum nessa época também belas atrizes que se tornavam musas instanteneas depois de estourarem em algum filme, geralmente com personagens inocentes e sensuais, que fazia qualquer homem delirar, porém as atrizes que obtinham esse titulo geralmente eram mulheres que tinham uma rivalidade e um ego muito elevado. Se tornando assim um pesadelo para os diretores, as exigência era do figurino às mudanças de roteiro pois seu personagem estava sendo prejudicado ao ver delas. Uma das estória absurdas foi da atriz, grande atriz, Bette Davis que chegou pedir uma máquina de coca-cola em seu camarim pois se desafeto Joan Crawford era recém viúva do presidente da Pepsi, quem pensa que Joan não fazia nada ela colocava pesos no figurino de Bette para poder prejudica-la.

Em 1950 diretores como Akira Kurosawa e Igmar Bergman começou a ganhar espaço mundial, Kurosawa com suas pinturas cinematográficas encantou o mundo mostrando que o cinema oriental não era apenas filmes de arte marcial, com seu bom gosto e sensibilidade sem falar em um visual deslumbrante, já o sueco Bergman foi um cineasta que destacou por melhor capturar sentimentos humanos.

                                                                         Igmar Bergman 

Por causa de grande frustrações e falta de incentivo em 1952 o Brasil começava começa uma nova era no cinema nacional. Iniciou nesse periodo um dos maiores movimentos cinematográfico nacional o chamado "Cinema Novo". Um cinema altamente influenciado pelo neo-realismo italiano onde cineastas brasileiros queria retratar os problemas que o povo. Nessa movimento além de grandes filmes trouxe também ideologias é deste periodo homonima frase que marcou o movimento " uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Desse cinema se destacaram os diretores Glauber Rocha (Deus e o diabo na terra do sol , Terra em transe), Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas), Ruy Guerra (Os Fuzis), Caca Diegues (Os herdeiros, Quando o carnaval chegar) e outros.


A proxima postagem será sobre a geração sexo, drogas e rock"in roll. Uma geração cheia de estória interessantes e cineastas que com certeza você admira.



Sobre o Autor:
Andre Camargos

Há cinco anos se dedica a sétima arte, sou membro criador do uvarau e tenho como objetivo expressar a opinião sobre produções cinematografica, series de tv , quadrinho e musica. Sou cineasta amador participante da Parangolet Pictures. Também pretendo a aprender cada vez mais nessa jornada (que vamos compartilhar) chamada o uvarau.

DOUGLAS RIBEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário