Segue a baixo uma lista com 15 melhores filmes de Natal segundo u-varau e algumas menções:
15. Uma História de Natal
Um menino, filho de família super protetora, quer ganhar de natal um espingarda. Essa é a sinopse do filme! Isso já o bastante para se instigar e assistir esse longa. Um clássico de natal incomum!
Sinopse: Nos anos 40, Ralphie é um garotinho que sonha em ganhar uma bela espingarda vermelha de presente de Natal. A todo custo, tenta convencer seus pais superprotetores que esse é o presente ideal, mas ninguém parece querer ouví-lo, e por vários motivos a espingarda torna-se um presente cada vez mais distante para ele. O filme tornou-se um clássico natalino com o passar dos anos.
14. Feliz Natal
"Feliz Natal" é um filme regular: hora ótimo e hora mediano. É um filme de guerra que conta, uma história real onde numa noite de natal todos os lados envolvidos numa batalha sangrenta se juntam numa trégua meio perigosa e cheia de desconfiança para celebrar a tal data. E aos poucos os soldados vão descobrindo que os inimigos são seres humanos cheios de medos, sentimentos e sonhos assim como eles mesmos. Um filme que define bem esse espirito de natalino.
Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.
13. Natal Charlie Brown
Os desenhos do Snoopy nunca terão o mesmo nível e perspicácia das tirinhas do papel. Mas ainda sim suas adaptações não deixam de ser sensíveis, inteligentes e de uma elegância diferenciada dentro da animação em geral. Então seja pela trilha sonora de Jazz, pelos personagens encantadores ou pelo traço simples, mas belíssimo é uma delicia assistir seus desenhos.
Sinopse: Em “Feliz Natal, Charlie Brown” tudo gira à volta desta quadra festiva em que Charlie Brown tenta vender grinaldas de Natal porta-a-porta para conseguir dinheiro para comprar um presente de Natal à sua apaixonada. Depois chega a peça de teatro de Natal em que Patty fica muito contrariada porque em vez de fazer o papel de Maria, como queria, acaba por fazer de… ovelha. O pior é quando se esqueçe das deixas!
12. Um homem de família
"Um homem de família" é outro filme pouco citado, mas é um ótimo filme que funciona muito bem como um conto de natal. A direção do diretor de aluguel Brett Ratner (da série Hora do Rush, Dragão Vermelho ou diretor expulso do Oscar 2012 como anda mais conhecido ultimamente) funciona maravilhosamente bem. Nicolas Cage (ótimo Kick Ass e do lixo Caça as Bruxas) e resto do elenco também funciona muito bem.
Sinopse: Jack Campbell (Nicolas Cage) um investidor entediado com sua longa vida de solteiro. Um belo dia, ele acorda e começa a imaginar como teria sido sua vida se tivesse se casado com Kate (Téa Leoni), sua namorada nos tempos de colégio. Até que, repentinamente, Jack acorda e se vê um feliz marido, casado com Kate, pai de duas crianças e levando uma tranquila vida no subúrbio.
11. Papai noel as avessas
Esse é um filme hilário! O filme tenta desconstruir a idéia mágica envolta da figura do Papai Noel, entre uma cena hilária e outra tem a relação entre Papai Noel “na verdade assaltante bebado” com garotinho inocente, pé no saco, que acredita que ele realmente é Papai Noel. O que acaba sendo a melhor coisa do filme. Ótimo filme! Do diretor underground que já havia feito os cults Crumb (sobre o cartunista) e Ghost World (sobre duas adolescentes ligadas a esse universo do cartoon, jazz e etc).
Sinopse: Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton) é um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende no período. A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska (John Ritter), o gerente da loja em que trabalham, e de Gin (Bernie Mac), o responsável pela segurança da loja.
10. Simplesmente amor
"Simplesmente Amor" é uma comedia romântica cheia personagens e casais que se encontram e desencontram durante o natal. O filme é sensível, inteligente e divertido. Bons diálogos, cenas engraçadas, outras mais sérias. Enfim um comedia romântica um tanto diferenciada. Vale a pena o preço da locação ou tempo de download.
Sinopse: O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon). Numa tentativa de curar seu coração, um escritor (Colin Firth) parte para o sul da França e lá acaba se apaixonando. Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), seu marido, a está traindo. Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo de seu marido. Sam (Thomas Sangster) tem por objetivo chamar a atenção da garota mais difícil da escola. Sarah (Laura Linney) enfim tem a grande chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock. A vida de todos estes personagens se entrelaçam e são modificadas pela presença do amor em suas vidas.
9. Gremlins
Gremlins é filme de natal as avessas. Os diálogos ressaltam o ar de solidão daqueles que tem que passar o natal solitários, tem histórias de natais mórbidas e engraçadas. Quando surge então as criaturazinhas verdes para fazer suas travessuras mortais (impagável a cena dos Gremlins mudando o sinal do transito para os carros baterem) tornam o natal ainda mais sanguinariamente divertido.
Sinopse: Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um "inventor" que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por duzentos dólares e diz as regras essências para ter um Mogwai: nunca colocá-lo diante de uma luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo; nunca molhá-lo e, a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore. Rand ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa em Kingston Falls, uma pequena cidade. Paralelamente, Billy trabalha como caixa de banco e sofre com as exigências de Ruby Deagle (Polly Holiday), uma cliente igualmente rica e antipática. Além disto tem de aturar o pedante Gerald (Judge Reinhold), que quer usar sua posição para conquistar Kate Beringer (Phoebe Cates), a namorada de Billy. Quando Billy recebe o presente fica maravilhado, mas as regras não são respeitadas. Assim, quando é molhado o Mogwai se multiplica assustadoramente e, alimentados após a meia-noite, se tornam criaturas más, que aterrorizam a cidade.
8. Os fantasmas de Scrooge
Se tem um filme que é subestimado nessa lista é esse. Ele foi um fracasso de publico e teve uma recepção meio morna da crítica. Teve uma grande parcela de culpa no fechamento do estúdio do Robert Zemick, que fazia esse tipo de animação usando captura de performance. Mas o fato é que o filme traduz com fidelidade imensa conto de natal do autor Charles Dickens. O longa tem um tom sombrio e dramático talvez único dentro da animação mundial. Então antes que alguém pergunte tive que escolher entre esse e Expresso Polar que também é muito bom, mas acho esse filme um filme subestimado. De fato ele é irregular, mas quando acerta ele acerta muito bem.
Sinopse: O Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit (Gary Oldman), seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred (Colin Firth). Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.
7. Maquina mortífera
Poucos lembram que esse é também é um filme que se passa em época de natal. Sobre o filme em si tem pouco a se dizer: o filme divertissimo. Talvez o precursor do estilo “dois parceiros que não se bicam num filme de ação e comédia”. Filmaço ao lado de “Duro de matar” um dos melhores filmes da ação da década 80.
Sinopse: Um tira ensandecido (Mel Gibson), que está sempre no seu limite, e um outro tranquilo (Danny Glover), que espera apenas a sua aposentadoria chegar, tornam-se parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.
6. fantasmas contratacam
O filme é dirigido por Richard Donner o mesmo “Superman” e “Maquina Mortífera”. Tem ninguém menos que rei da comédia da década de 80 e ídolo cult dos anos 2000 Bill Murray. Enfim é uma versão do conto de Charles Dickens sobre a visita dos 3 fantasmas de natal, mas feito de forma mais cômica e aloprada.
Sinopse: Nos dias atuais, Frank Cross (Bill Murray) é um diretor de uma rede de televisão que é frio e só pensa na audiência. Ele encontra com Lew Hayward (John Forsythe), um falecido amigo, que o avisa sobre três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro) que irão visitá-lo e diz para ele estar atento a tudo que eles mostrarem, pois esta é a única oportunidade de Frank se salvar.
5. Duende Nova York
Esse filme ótimo apesar de ser infantilizado e subestimado por muitos. O filme conta história onde o palhação Will Ferrel interpreta um humano que foi criado como um duende pelo Papai Noel e depois tenta reencontrar sua família verdadeira. O filme é hilário, divertido e com mensagens natalinas que fazem contra ponto ao humor acido (quase debiloide). Enfim, é engraçado, bem atuado. A direção é segura. O filme dirigido por Jon Favreau que posterior viria a dirigir “Homem de Ferro 1 e 2”.
Sinopse: Buddy (Will Ferrell) foi criado no Pólo Norte e, apesar de ser um humano, acaba se transformando em um elfo. Após ter problemas na comunidade em que vive, Buddy decide largar tudo e partir rumo a Nova York. Seu objetivo é encontrar Walter (James Caan), seu pai, mas logo se decepciona ao saber que ele é um grande sovina e não acredita em Papai Noel.
4. Duro de matar
Se tem alguém que teve um natal difícil foi de fato Jonh McClane que acabou tendo enfrentar um monte criminosos, se cortar inteiro, matar algumas dúzia criminosos e ainda falar frases de efeito para salvar sua mulher feita refém. É o melhor filme de ação da década (anos 80) por que abandonava a ideia de brucutos a lá “Rambo” para por um policial comum, cheio problemas e mal humorado contra criminosos. Filmaço!
Sinopse: John McClane (Bruce Willis) é um detetive de Nova York que está indo a Los Angeles para se encontrar com sua esposa (Bonnie Bedelia), que trabalha em uma empresa japonesa. Porém, ao chegar no prédio onde ela trabalha, percebe que o edifício está sendo assaltado por um bando de terroristas e decide atrapalhar seus planos para resgatar sua mulher.
3. Esqueceram de mim
Se no EUA todo natal repete “Felicidade não se compra”, para nós Brasileiros todo ano nessa época a Globo reprisa “Esqueceram de mim 1 ou 2”. Então é só chegar dezembro que me lembro da história do menino que é esquecido pela família e tem que superar seus medos e de quebra enfrentar dois criminosos desajeitados usando sua inventividade e armadilhas espalhadas pela casa.
Sinopse: Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.
2. Felicidade não se compra
“Felicidade não se compra” é um filme do diretor Frank Capra conhecido por seus filmes de drama cheios de lição de moral e mensagens. Esse filme é exibido todo ano nos EUA nessa época, ou seja, natal é igual “Felicidade não se Compra” para os americanos.
Sinopse: filme é em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
1. O Estranho mundo de Jack
Em Primeiro lugar “O Estranho mundo de Jack”, que em minha opinião é o melhor filme de natal entre todos. A animação stop motion com estilão gótico, produzida por Tim Burton e dirigida por Henry Selick hoje tem status de cult e é aclamada como uma das maiores perolas da animação moderna.
Sinopse: Conta a história de Jack Skellington da "Cidade do Halloween" que abre um portal para a "Cidade do Natal" e fica maravilhado e tenta criar um natal para seu povo.
Menções honrosas:
Expresso Polar é um ótimo exemplo de animação natalina ficou de fora somente por falta de espaço, assim como alguns clássicos obrigatórios: "Milagre na rua 34 (1947)", "De Ilusão também se vive (1947)", "O conto de Natal do Muppets (1992)". Outros como "Grinch" apesar de definir bem o tema não são filmes tão dignos de nota (vide Meu papai é Noel). Só para constar vou citar mais um filme de natal que foi lembrado pelo nosso colega Andre Camargos "Encurralados no Paraíso (1994)".
Além desses queria citar também "Operação Presente (2011)" que provalmente só não esteja na lista por que ainda não vi, todos dizem serem espetacular.
E por fim quero deixar menções a dois filmes nacionais: “5 vezes favela” que tem um excelente episódio que se passa no natal e quase pois na lista. “Feliz Natal” filme forte e incisivo de Selton Mello que só não está na lista por achar o filme um tanto irregular demais.
Por: Douglas Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário