O Brasil está vivendo um novo "boom" de shows internacionais. Sejam shows aguardados e bons quanto aqueles de qualidade duvidosa - se bem que este quesito esbarra na preferência de cada um -, a verdade é que diversos nomes do cenário internacional estão aportando em terras tupiniquins. É certo que esta realidade se dá pela crise financeira que vive o velho mundo nos dias de hoje refletindo na necessidade dos artistas cruzarem o oceano para realizar seus shows aqui e praticar o preço que quiserem em um ingresso, mas isso é discussão para um outro momento. Recentemente, tivemos duas passagens de Sir Paul McCartney, o deus da guitarra Eric Clapton, o mestre do jazz Miles Davis, os roqueiros do Aerosmith, Pearl Jam, System Of A Down, Red Hot Chilli Peppers, Judas Priest e Whitesnake, U2 com seu show 360° e os questionáveis Britney Spears, Justin Bieber e Kate Perry. Estes são exemplos dos vários shows que ocorreram em nossas terras somente neste segundo semestre de 2011. Para o ano que vem estão programados Roger Waters, Fatboy Slim, Creedence Clearwater Revisited e Sisters of Mercy só no primeiro semestre. Pensar que na década de 70 Alice Cooper desembarcou por aqui e somente na década seguinte, anos 80, o Kiss e o Queen fizeram shows históricos nestes trópicos verde e amarelos. Mas até meados da década passada os grandes shows eram esparsos e em sua maioria nos festivais que tiveram um estrondoso sucesso entre os anos 80 e 90 e que agora voltaram com força total.
Nos anos 80, o Brasil tem seu primeiro festival de música em proporções mundiais. Atrasado se pensarmos que os primeiros festivais foram nos Estados Unidos no fim da década de 60, com o Monterey Pop Festival (o primeiro festival de rock) e o Woodstock (o Shagri-la dos roqueiros e hippies). Mas em 1985 ocorre o primeiro Rock In Rio! As atrações balançaram as estruturas do país com uma cobertura completa da mídia nacional. No cast do festival estavam Ozzy Osbourne, Queen, Iron Maiden, George Benson, James Taylor, Al Jarreau, Rod Stewart, AC/DC, Scorpions, The B-52's, The Go-Go's e o Yes. Em 1988 o primeiro Hollywood Rock oficial, organizado por Nelson Motta, dá as caras com Supertramp, Simple Minds, Simply Red, The Pretenders e Duran Duran.
Melhores Momentos do Rock In Rio em 1985
Nos anos 90 o país viu os grandes festivais invadirem o Brasil sem pedir licença. Em 1990, temos a segunda edição do Hollywood Rock que teve como atrações de peso Bob Dylan, Marillion, Bon Jovi (no auge, em plena turnê do álbum New Jersey), Tears For Fears.
Bon Jovi no Hollywood Rock de 1990
No ano de 1991 tivemos a segunda edição do Rock In Rio toma de assalto os brasileiros com um show histórico do Guns N' Roses. Ainda foram atrações deste festival Prince, Joe Cocker, Colin Hay, Jimmy Cliff, INXS, Billy Idol, Faith No More, Megadeth, Run DMC, Judas Priest, Sepultura (que nesta altura já não era mais uma banda nacional e sim uma banda do mundo), Carlos Santana, A-Ha, Information Society e George Michael.
Melhores Momentos do Rock In Rio em 1992
Começava 1992 e o Hollywood Rock vinha em sua terceira edição com Living Colour, Seal, Skid Row e Extreme, em 93 a quarta edição trouxe os ícones Nirvana (com Kurt cuspindo nas câmeras da TV Globo que transmitia o show ao vivo para todo o território nacional ), Alice In Chains, Red Hot Chilli Peppers e novamente o Simply Red.
Nirvana no Hollywood Rock de 1993
O Heavy Metal mostrou sua força em 1994 com o Philips Monsters of Rock. Um dos primeiros festivais do gênero, que tradicionalmente acontecia na pista do Castelo de Donnington na Inglaterra, aportou em São Paulo em 27 de agosto de 1994 pela primeira vez. Nesta edição tivemos Black Sabbath, Slayer, Kiss e Suicidal Tendencies. No mesmo ano, a quinta edição do Hollywood Rock trazia Aerosmith, Poison, Ugly Kid Joe, Whitney Houston e Robert Plant. Em 1995 e 1996 , foram os anos em que tivemos Monsters Of Rock e Hollywood Rock simultaneamente e os fãs puderam conferir shows de Rolling Stones, Smashing Pumpkins, Jimmy Page & Robert Plant, White Zombie, Black Crowes, Paradise Lost, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Mercyful Fate, Motorhead, Biohazard e Iron Maiden.
Ozzy Osbourne no Monsters of Rock de 1995
Em 1998 foi realizada a última edição do Hollywood Rock e em 1998 a derradeira edição do Monters of Rock com Glenn Hughes, Savatage, Saxon, Dream Theater, Manowar, Megadeth e Slayer.
Kiss no Monsters of Rock de 1994
No quesito rock o último festival de grande porte foi o Rock In Rio de 2001 que trouxe um mega show do Iron Maiden além de Rob Halford, Foo Fighters, Silverchair, Neil Young e uma apresentação do Guns N' Roses que marcou a volta de Axl Rose aos palcos.
Fora do eixo rock-pop ainda pode ser citado o famoso Free Jazz Festival que foi editado de 1985 a 2001 no Rio de Janeiro e trouxe dentre várias atracões Belle & Sebastian, Orishas, Sigur Rós, The Temptations, Cake, Eagle-Eye Cherry, Jonny Lang, Dave Mathews Band, Ben Harper, Jeff Beck, Kraftwerk, Massive Attack, Diana Krall, Elvis Costello, Jamiroquai, Herbie Hancock, Isaac Hayes, Al Green, Tito Puente, B. B. King, Etta James, James Brown, Dizzy Gillespie, Countie Basie, John Lee Hooker, Miles Davis, Nina Simone, Art Barkley, Sarah Vaughan, Gerry Muligan, Ray Charles e Chet Baker. O TIM Festival teve edições de 1997 a 2008 e se caracterizava por trazer artistas da cena alternativa como Cat Power, Artic Monkeys, The Killers, Gogol Bordello, Bestie Boys, dentre outros.
James Brown no Free Jazz
Hoje em dia, este formato de festival voltou com força total. No ano de 2010 tivemos a primeira edição do SWU, um festival que tem todo o potencial para figurar dentre os maiores do mundo assim como acontece com o Rock In Rio. Na primeira edição do SWU tivemos apresentações de peso como o retorno do Rage Against The Machine, Joss Stone, Kings Of Leon, Linkin Park, Queens of The Stone Age, Incubus, Pixies e Cavalera Conspiracy.
O ano de 2011 nos deu uma nova edição do Rock In Rio com shows que vão marcar história. A apresentação dos lunáticos do Slipknot foi avassaladora sem contar a classe e brutalidade do show inesquecível da maior banda de heavy metal da atualidade o Metallica. Ainda se destacaram, Coldplay, Elton John, Stone Suor e o grande show do System of a Down. A apresentação do Guns N' Roses foi marcada de forma negativa pela péssima apresentação de Axl Rose. A edição deste do SWU se destacou mais do que a edição do Rock in Rio, consolidando ainda mais a marca do festival. Com atrações do gabarito de Black Eyed Peas, Lynyrd Skynyrd, Duran Duran, Peter Gabriel, Primus, Stone Temple Pilots, Sonic Youth, Alice In Chains e Faith No More.
Metallica no Rock In Rio de 2011 (Eu estava lá...)
No ano que esta por vir já esta confirmada a edição do festival alternativo americano Loollapolooza em nossas terras. Mais uma edição do Rock In Rio para 2013 e o país segue firma na rota dos artistas internacionais e os mega-festivais. Bom pra nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário