A década de oitenta foi mágica para a música pop em geral. Grandes bandas surgiram, nasceu a MTv e os videoclipes ganharam um grande espaço na divulgação dos lançamentos musicais. A década nova (que teria por característica as cores de um visual festivo em contraponto ao nascimento do rock gótico) para os supergrupos começa com o nascimento do Asia. A banda lançou um primeiro álbum homônimo e sua formação trazia Geoff Downes e Steve Howe do Yes, John Wetton do King Crimson e Carl Palmer do EL&P. Neste lançamento temos os hits Only Time Will Tell, Heat Of The Moment e Sole Survivor. Sem esquecer que o Journey, supergrupo surgido na década anterior, conquistaria os primeiros postos das paradas nesta década.
A banda Asia no videoclipe do clássico Heat Of The Moment.
Em 1979, Ozzy Osbourne havia abandonado o Black Sabbath e montou um supergrupo para acompanhá-lo. Randy Rhoads (Quiet Riot), Bob Daisley (Rainbow), Don Airey (Rainbow, Gary Moore) e Lee Kerslake (Uriah Heep) gravaram o primeiro álbum solo de Ozzy, o aclamado Blizzard Of Ozz de 1980, que trazia os clássicos do Heavy Metal, Crazy Train, Goodbye To Romance e Mr. Crowley. Em 1982, Ronnie James Dio saiu do Black Sabbath e montou o DIO, um grupo que contava com Ronnie, Vinny Appice (Black Sabbath), Vivian Campbell (Whitesnake) e Jimmy Bain (Rainbow). Lançaram o clássico Holy Diver em 1982, que junto aos primeiros álbuns de Ozzy Osbourne, Iron Maiden e Judas Priest definiram o Heavy Metal Clássico dos anos 80. Estes dois nomes, Ozzy e Dio, sempre estiveram cercados por músicos fantásticos em suas bandas, sendo assim, sempre estiveram colocados no rótulo de supergrupos.
O mestre Dio no clipe do clássico Holy Diver.
O supergrupo de Ozzy Osbourne no lançamento de Blizzard Of Ozz. |
Fora do mundo metal, em 1985 surgiu um supergrupo country. O The Highwaymen era formado por Johnny Cash, Waylon Jennins, Willie Nelson e Kris Kristofferson. Este grupo se rotulou de contry fora-da-lei e produziram três singles que foram para os charts americanos, incluindo o número 1 na lista: “Highwayman”.
O supergrupo da música country The Highwaymen.
Mas o maior supergrupo dos anos 80 foi o Traveling Wildburys. O time era formado pelas maiores lendas do rock na época. Roy Orbinson, Tom Petty, George Harrisson, Bob Dylan e Jeff Lynne (Eletric Light Orchestra). Lançaram dois discos fantásticos e obrigatórios para qualquer amante do rock n’ roll. A canção Handle with Care, que dá nome ao debut da banda, é um clássico do rock.
Ainda no fim dos anos 80 tivemos em1988 o Badlands. Esta banda foi formada em Los Angeles por Jake E. Lee (Ozzy Osbourne), Ray Gillen (Black Sabbath) e Eric Singer(Black Sabbath, Gary Moore) e lançaram quatro discos entre álbuns de estúdio e ao vivo, com destaque para o o primeiro autointitulado álbum da banda. O Damn Yankess, formado em 1989, contva com Ted Nugent, Jack Blades (Night Ranger), Michael Martellone (Lynyrd Skynyrd) e Tommy Shaw (Styx) que emplacaram o hit High Enough em 1990.
Este foi o panorama oitentista para os supergrupos. Na próxima postagem, iremos dos anos 90 até os dias de hoje. Mas isso será no ano que vem. CONTINUA...
Conferira as primeiras postagens sobre os SUPERGRUPOS!
O maior supergrupodo rock: Traveling Wildburys |
Uma das bandas mais injustiçadas do rock: Badlands. |
Conferira as primeiras postagens sobre os SUPERGRUPOS!
FELIZ 2012!
Nenhum comentário:
Postar um comentário