domingo, 3 de abril de 2011

Milagre televisivo: a band começa exibir série consagrada HBO nas sextas a noite




A Band estreou nesta sexta-feira dia 01/04, às 23h15, a premiada minissérie Iraque: 40 Dias de Horror (Generation Kill). A produção, composta por sete episódios, reconstitui a trajetória dos militares americanos após a chegada ao Iraque, para libertar o país da ditadura de Saddam Hussein. A série como de costume nas produções HBO (na sua maioria dramas reais, de época e temática adulta) a qualidade é espetacular. No primeiro episódio que já foi exibido na sexta passada foi possível notar uma direção hiper-realista com a câmera na mão, elenco muito bem preparado, um roteiro com personagens muito bem resolvidos, além de diálogos cheios de humor negro e violência. Alguns diálogos da série são capazes de causar uma indignação doentia em relação à alienação dos personagens e outros são muito divertidos (vide os diálogos sobre a noticia espalhada entre os saldados da morte da atriz Jenifer Lopez trata como uma musa por eles(?)). Mas no fim é possivel notar que nenhum dialogo é gratuito cada palavra tem intuito de construir as personalidades daqueles homens.

A série tem uma qualidade de interpretação, de roteiro, fotografia, som e direção digna de figurar ao lado dos grandes filmes de guerra no oriente feitos nos últimos anos, sem ficar devendo em nada para nenhum deles, como Soldado Anônimo (com qual guarda muita semelhanças), Guerra ao Terror e o espetacular Três Reis.
Se eu fosse você (e mesmo sendo eu) não perderia o próximo episodio na sexta-feira ás 23h15. Por que uma série desse porte sendo exibida na tv aberta é um milagre televisivo.

SINOPSE

Em 2003, anos após a guerra do Kuwait, os Estados Unidos novamente mandam tropas para o Oriente Médio. O 1º Batalhão de Reconhecimento dos Fuzileiros Navais americanos são os primeiros militares a invadir Bagdá e o jornalista Evan Wright tem o trabalho de acompanha-los. Wright deve reportar à revista Rolling Stone toda a campanha do pelotão liderado pelo tenente-coronel Stephen Ferrando, enquanto eles precisam lidar com a falta de equipamentos, a incompetência dos comandantes a necessidade de desvendar uma estratégia de guerra não muito clara.

PRODUÇÃO

Lee Tergesen interpreta o repórter Evan Wright, que é também um dos produtores da minissérie. Chance Kelly vive o tenente-coronel Stephen Ferrando, que comanda Alexander Skarsgard.

BASTIDORES

Iraque: 40 Dias de Horror é uma minissérie em sete episódios, baseada no livro homônimo escrito por Evan Wright sobre os primeiros 40 dias de invasão americana ao Iraque.

A trama se destaca pelo modo realista como retrata as operações do batalhão, além de dar atenção aos problemas e soluções encontradas pelos próprios soldados, na estratégia a longo prazo decida pelos seus comandantes.

Alguns marines, como o sargento Eric Kocher e o cabo Jeffrey Carisalez, participaram como consultores nos bastidores, assim como o sargento Rodolfo Reyes, que interpreta a si mesmo na série.

A produção ganhou os Emmys de melhor edição de áudio, melhor mixagem de áudio e melhores efeitos especiais.



DOUGLAS RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário