sexta-feira, 1 de abril de 2011

Primeira Fila: Capitão America, Selton Mello na direção, Woody Allen, continuação do Se Beber não case e Jim Carray + Pinguins.

Resolvi fazer um “top five” com os principais trailers que saíram nessa semana que passou. Ordenei os trailers em ordem expectativa em relação o filme.

O Palhaço



Em O Palhaço, Benjamim (Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, que rodam as estradas do interior com a trupe do Circo Esperança. O palhaço Benjamin, porém, está em crise. Acha que perdeu a graça.

Segundo filme do Selton Mello como diretor depois da ótima estreia na função com o amargo e forte “Feliz Natal”. No primeiro filme como diretor Selton Mello fez uma obra forte sobre as tragédias, reconciliação e relação ásperas entre uma família que se reúne para celebração de natal. O filme tem um tom naturalista com diálogos espontâneos e improvisados, câmeras tentando focar a expressão e angustia dos seus personagens. Nesse seu segundo filme como diretor o trailer evoca um clima muito mais leve e diferente da sua estreia o que é uma ótima opção uma vez que com isso Selton não ficará taxado de diretor de um filme só. O clima do trailer é alegre, cômico e divertido, sem perder o tom nostálgico e sensível. Uma vez que filme faz uma clara homenagem ao circo, simplicidade do povo brasileiro e ao grande ator Paulo José cujo qual Selton Mello não esconde admiração pelo seu trabalho e competência (vide os créditos). Minha aposta de um ótimo filme!



Se beber não case 2



Na sequência do sucesso de 2009, Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) viajam para Bangcoc, para o casamento de Stu. Depois da inesquecível festa de despedida de solteiro em Las Vegas do capítulo anterior, Stu resolve fazer só um café-da-manhã pré-casamento. As coisas não saem, claro, como planejadas.
O filme é mais uma vez dirigido por Todd Philips. Estreia nos Estados Unidos no dia 26 de maio e no Brasil no dia seguinte.

Se beber não case 2 com certeza é o filme de comédia mais aguardado do ano. O diretor Todd Philips já adquiriu minha confiança total, não só apenas pelo primeiro filme dessa série, mas também pelo filme que realizou entre “os 2 Se beber não case” o hilário e muito bem a realizado “Um parto de viagem” (se não viu pegue na locadora). O diretor tem um estilo cinematográfico muito bom, enquanto alguns diretores que fazem comédias realizam filme com estética chifrim acreditando somente no humor da cena. Todd faz um filme com fotografia belíssima e um cuidado estético apurado como se ele não filmasse uma comédia, deixando humor para as situações esdruxulas e para falta de bom senso dos seus personagens. O trailer dessa continuação é hilário! Eu ri sozinho assistindo, muito bom!



Capitão America




Chris Evans (Steve Rogers), Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Hayley Atwell (Peggy Carter), Sebastian Stan (Bucky Barnes), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Dominic Cooper (Howard Stark), Neal McDonough (Dum Dum Dugan), Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine), Toby Jones (Arnim Zola) e Derek Luke (Gabe Jones) estão no elenco de Capitão América.
Joe Johnston dirige o filme. Capitão América: O Primeiro Vingador estreia em 22 de julho nos EUA e em 29 de julho no Brasil.

Capitão America quando se falaram do filme minha expectativa era mínima, ninguém aguentaria um filme extremamente patriota e propagandista. Mas o trailer do filme me pareceu muito divertido e animador. A escolha de se passar no passado para contar origem do personagem foi ótima, o clima de época do trailer é muito bacana. A opção de adotar um estilo de aventura leve como diz o diretor ala “Indiana Jones” também foi muito acertada. Falando no diretor Joe Johnston ele anda com a carreira meio empatada com 2 ótimos filmes e 2 filmes medianos. Esse filme pode ser sua chance de saltar para junto dos grande diretores de filmes de aventura. Ele que começou com divertidíssimo (sessão da tarde) Jumanji e em seguida fez o bom Céu de Outubro. Depois fez o decepcionante (embora divertido) Jurassic Park 3 que tem o final mais prematuro e sem graça que já vi (O filme vai indo muito bem com o diretor criando ótimas cenas de ação e aventura. E de repente o filme acaba aos 91 min.). E o ano passado ele lançou o fraco, mas em tempos de “Crepusculos” pode se dizer digno, Lobisomem que apesar da boa maquiagem, constituição de época e atores o filme tem problemas de montagem gritantes. Minha aposta é que Capitão America vai desempatar essa história para o lado positivo.



Meia Noite em Paris



A trama acompanha uma família que viaja para Paris a negócios. Entre eles, um jovem casal cujo noivado se transforma durante a viagem. Em comum, a ilusão que as pessoas têm de que se levassem uma vida diferente seriam mais felizes.
Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAdams, Carla Bruni-Sarkozy, Michael Sheen, Nina Arianda, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Corey Stoll, Kurt Fuller e Mimi Kennedy estão no elenco.

Dizem que Woody Allen não é mesmo. Mas não é verdade na década passada ele entregou pelo menos 2 perolas cinematográficas: Vicky Cristina Barcelona e genial Match Point. Além dos disertíssimo: Whatever Works. Ou seja, ele mantém uma média de a cada 2 ou 3 filmes um pequena obra-prima, que cineasta consegue isso dirigindo, escrevendo e lançando um filme por ano. Como seu ultimo filme não foi lá esses coisas esse próximo pode ser sua futura obra-prima quem sabe!
O trailer do filme mostra certo deslumbramento de Allen pela cidade francesa usando uma fotografia mais iluminada com tom amarelo. No mais: o trailer tem o ritmo típico dos filmes do Woody Allen com trilha sonora com francesa calma e suave, só que em certo ponto trailer ganha um ar surreal a edição fica mais ágil e mostra a que veio. Minha aposta é que esse vai ser um ótimo exemplar cinematográfico dentro da longa carreira do baixinho de óculos. O cartaz é belíssimo muito mais elaborado que últimos realizados para seus longas mais recentes.



Mr. Popper's Penguins



No filme o Sr. Popper (Jim Carrey) como um poderoso empresário que recebe de herança seis pinguins. Conforme vai conhecendo e se apegando a seus novos colegas, sua vida desmorona.

Jim Carrey é ator confiável ele construiu uma carreira muito relevante no cinema alternando entre filmes dramáticos com grandes diretores como nos geniais: Brilho Eterno de uma mente sem lembrança do diretor Michel Gondry (um dos melhores filmes da ultima década) e Show de Truman de Peter Weir (um dos melhores da década 90); no espetacularmente atuado e dirigido Mundo Andy do diretor Milos Forman; além dos subestimados: Golpista do Ano que é divertido e inteligente e no filme Fantasmas Scrooge cujo Jim Carrey tem uma ótima atuação.
E filmes de comédia como: os escrachados Debi e Loyd (a melhor comédia do gênero em minha opinião), Eu, mesmo e Irene e os Ice Ventera 1 e 2; e comédias leves muito bem realizadas como As loucuras Dick e Jane, Todo Poderoso, O Mentiroso, etc. Até o mal fadado Pentelho na minha opinião é boa comédia de humor negro. Logo um filme com Jim Carrey é um filme a ser visto e outra coisa eu curto pinguins acho um bicho muito engraçado (??). Mas falando sério pelo trailer promete outra comédia leve e muito divertida a lá Todo Poderoso ou Dick Jane. Vida longa ao velho careteiro!



DOUGLAS RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário